O INÍCIO
Minha primeira experiência na área esportiva aconteceu em 1992, quando ingressei na Pelé Sports & Marketing. Contratado como assistente de marketing, eu tive meu primeiro contato pessoal com um atleta de futebol. Ninguém menos do que “PELÉ”, o maior de todos os tempos.
CONTRATOS PUBLICITÁRIOS / SELEÇÃO BRASILEIRA - EUA‘94
Em 1993, tendo deixado a Pelé Sports, fui convidado por João Henrique Areias (consultor esportivo e ex-diretor de marketing do “Clube dos 13” e ex-vice presidente de marketing do Flamengo), para auxiliá-lo em alguns contratos publicitários para os jogadores da seleção brasileira que estariam na Copa do Mundo ’94.
Naquele momento tive a oportunidade travar contatos pessoais com aqueles jogadores, tendo a chance de trabalhar com atletas como Romário, Bebeto e Dunga, além do treinador, Carlos Alberto Parreira.
GESTÃO DE CARREIRAS – JOVENS ATLETAS
O sucesso do último trabalho foi importante para a criação da Sportlink Marketing Esportivo, em 1995. A agência foi criada para prover um completo serviço de gestão de carreiras ao atleta profissional de futebol, tendo iniciado seus trabalhos com o jovem jogador Sávio (ex-Flamengo/BRA, Real Madrid/ESP, etc.), famoso atacante brasileiro.
O PERÍODO NIKE/CBF
Em 1997 tomei parte em um processo de seleção de uma prestigiosa companhia americana da área esportiva. Conseguindo uma das posições disponíveis, tornei-me um gerente de marketing esportivo da NIKE, na então recém criada “Unidade de Negócio NIKE/CBF”, no Rio de Janeiro.
Minha tarefa (junto com meus companheiros) era dar suporte de equipamento e uniforme esportivo para a CBF e suas equipes (jovem e profissional). Contudo, o objetivo principal consistia na contratação de jovens e talentosos jogadores para serem patrocinados pela empresa do “swoosh”. Em outras palavras, passei a ser um “scouter” (“olheiro”).
Seguindo as seleções de jovens do Brasil (Sub-17 /Sub-20) eu pude desenvolver tão importante trabalho, trazendo para a Nike os melhores e mais talentosos jovens jogadores brasileiros. Baseado em suas atuações esportivas e atento também às suas condutas fora de campo, encontrei e assinei contratos de patrocínio com a maioria dos atuais craques brasileiros do futebol mundial.
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo/BRA), Adriano (Corinthians/BRA), Maicon (Internazionale/ITA), Julio Baptista (Málaga/ESP) e Juan (Roma/ITA) são alguns dos nomes que tive o prazer de estar em contato e trabalhar junto.
Durante 05 anos na Nike, eu conheci e entendi (de uma maneira muito próxima) alguns dos mais diferentes perfis de jogadores brasileiros. Uma rica experiência que me vez compreender melhor como pensam e agem esses jovens atletas na busca do sonho pelo sucesso.
GERINDO E ASSESSORANDO JOGADORES E SUAS CARREIRAS
Em 2002, após ter deixado minha posição dentro da Nike, decidi criar minha própria agência de consultoria esportiva: FLESP Assessoria Esportiva. Usando meus conhecimentos e experiência na área do marketing esportivo (desde 1992), tornei-me um assistente de jogadores de futebol.
Trabalhando em parceria com seu agente, Gilmar Rinaldi (ex-jogador profissional e Campeão do Mundo - EUA’94), ADRIANO – o famoso jogador, tornou-se meu primeiro cliente. Após alguns anos, o trabalho chegou ao fim em novembro de 2010.
Desde então outros projetos têm sido desenvolvidos dentro do futebol.
Novos jogadores têm chegado e outra parceria se iniciou. Gelson “Baresi”, também um ex-jogador profissional e Campeão do Mundo Sub-20 - Australia’93 juntou-se a mim para gerir as carreiras desses jovens atletas e enfrentar mais um novo desafio. Desta vez o trabalho é com jogadores desconhecidos, mas de grande potencial técnico.
Paralelo à gestão dos atletas continuo envolvido em projetos na área do marketing esportivo com alguns clubes brasileiros, como Fluminense e Botafogo.
|